30/11/2024
20:30 - 22:00
Depois do enorme sucesso em 2023, a Noite dos Gigantes vai regressar em 2024.
Na noite de 30 de novembro vamos observar os 4 planetas gigantes do sistema solar na sessão de Observações Astronómicas das 20h30, não perca a oportunidade de observar todos os planetas gigantes de uma só vez!
Neste dia os planetas já estão altos o suficiente para permitir uma observação bem ampliada da sua superfície. Com recurso a câmaras de alta sensibilidade vamos explorar a superfície de cada um dos gigantes. A grande tempestade de Jupiter também está prevista ser visível esta noite!
Vamos aproveitar o bom posicionamento dos planetas no céu para os observar com câmaras. Começamos a sessão com a observação de Saturno, passando seguidamente por Úrano e Neptuno e terminando com o Júpiter.
Júpiter:
Considerado o "Big Brother" do sistema solar. O grande, o gigante, Júpiter. Com uma massa de 317 Terras ou 2.5 vezes a massa de todo os planetas do sistema solar. Júpiter é um colosso ao telescópio e dada a sua proximidade à Terra os detalhes da sua atmosfera são facilmente identificados ao telescópio, incluido o sistema das Luas Galileanas (Io, Europa, Ganimedes e Calisto).
Saturno:
Conhecido pela sua fascinante estrutura de anéis, Saturno situa-se a 1300 milhões de quilómetros da Terra com uma massa 95 Terras. O sistema de anéis compostos principalmente por gelo com um diâmetro total de 282 mil quilómetros e uma espessura aproximada de 1 km.
Urano:
O terceiro planeta gasoso do sistema solar. Urano, com 14 vezes a massa da Terra, quando está mais próximo da Terra, está a uns meros 2600 milhões de quilómetros de distância. Apesar de ser o sétimo planeta mais longe do Sol e possuir um volume maior que Neptuno, a massa de Urano é inferior à massa de Neptuno.
Neptuno:
O último planeta do sistema solar. Possui uma massa equivalente a 17 Terras e quando está mais próximo situa-se a 3000 milhões de quilómetros.