top of page
meteoro

Chuva de Meteoros das Táuridas

Foto tirada no OLA com uma cannon EOS 6D

O que são as Táuridas?

Todos os anos, entre finais de setembro e finais de novembro o nosso planeta Terra intercepta a órbita do Cometa 2P/Encke. Esta região está populada por vários detritos do cometa que são interceptados pela Terra. Quando entram na nossa atmosfera, com a resistência do ar aquecem e ficam incandescentes.

O nome das táuridas deriva do facto de que os vários eventos no céu aparentam radiar da constelação de Touro.

As Táuridas em 2024

 Táuridas apresentam dois períodos destintos de actividade o primeiro na noite de 4 para 5 de novembro com a lua 11% iluminada com o segundo período de actividade na noite de 11 para 12 de novembro com a lua 79% iluminada.

períodos de actividade

O valor ZHR corresponde a “Zenith Hourly Rate” que estima o número de eventos que um observador pode observar por hora num céu escuro, sem lua com o radiante no zénite.

 

Apesar do número de eventos por hora ser baixo a Táuridas destacam-se pelo elevado número de bólides. Bólides são eventos que se assemelham a “bolas de fogo” no céu.

O que é cometa 2P/Encke?

O cometa 2P/Encke foi descoberto por Pierre Mechain em 1786 e apesar de existirem observações posteriores do mesmo cometa, as observações não foram classificadas como o mesmo corpo.

 

Foi Johann Frans Encke que, tal como Halley, após cuidada análise das observações calculou a órbita do cometa.

 

Por convenção os cometas recebem o nome do indivíduo ou instrumento/telescópio que o levou à sua deteção, o 2P/Encke recebeu o nome do investigador que determinou a sua órbita.

 

O cometa possui um raio de 4.8 km e um periodo de rotação de 11 horas, ainda não existem estimativas concretas para a massa do cometa.

cometa 2P/Encke

Imagem capturada pela sonda Messenger durante a sua apróximação a Mercúrio em 2013. A imagem mostra o cometa 2P/Encke quanto se afasta do Sol, a cauda do cometa aponta no sentido contrário à posição do Sol. Referência: MESSENGER > (jhuapl.edu)

Elementos órbitais

elementos órbitais das táuridas

Referência: Base de dados da NASA-JPL (JPL Solar System Dynamics (nasa.gov)), actualizados a 12/09/2024

Os detritos

Quando o 2P/Encke se aproxima do Sol, a sua temperatura aumenta e o cometa começa a perder massa através da ejeção de gás, poeiras e detritos de pequenas dimensões. Alguns destes meteoróides permanecem na órbita do cometa e possuem trajectórias que interceptam a atmosfera da Terra.

Os detritos das táuridas

Referência: Global Meteor Network. Dados das Táuridas de 2023 publicados a 12 de novembro 2023.

O ZHR das Táuridas é bastante equilibrado. O número de eventos vai aumentando devagar até ao pico, posteriormente apresentado uma descida gradual. Apesar de o ZHR ser baixo as Táuridas destacam-se por eventos brilhantes.

 

A baixa velocidade de 30km/s torna os eventos mais duradouros e fáceis de detectar no céu.

Como e quando observar as Táuridas no OLA?

As Táuridas apresentam dois períodos destintos de actividade, o primeiro na noite de 4 para 5 de Novrembro e o segundo na noite de 11 para 12 de Novembro.

 

Tendo em conta a iluminação da Lua de apenas 11% o primeiro período será o melhor para observar a chuva de meteoros.

 

O radiante estará no ponto mais alto perto da 1 da madrugada de dia 5.

  • Recomendamos a noite de 4 para 5 de novembro ou outro dia ao longo desta semana.

  • A segunda sessão da noite será sempre a melhor.

bottom of page